Informação sobre artrite, causas, sintomas e tratamento da artrite, identificando o diagnóstico da artrite reumatóide, degenerativa, psoriásica,  gotosa, piogênica e outras, com dicas para que os pacientes possa usufruir de uma melhor qualidade de vida.


segunda-feira, 28 de dezembro de 2015

Causas da artrite

A causa exacta da osteoartrite ainda não é conhecida. Uma teoria defende que, se já existirem antecedentes familiares de artrite na família, terá mais possibilidades de desenvolver a doença, mas esta teoria ainda não foi provada. No entanto, as probabilidades de ter osteoartrite aumentam com a obesidade, pois as articulações estão a suportar um peso adicional. A probabilidade também aumenta se já houver lesões nas articulações, por exemplo provenientes de uma lesão desportiva, ou se executar o mesmo movimento ou actividade repetidamente várias vezes ao dia. A artrite reumatóide é causada por uma falha no sistema imunitário que leva o corpo a atacar os seus próprios tecidos. Esta característica pode ser uma herança genética (passado por familiares).

Como atua a artrite

As extremidades dos ossos estão cobertas por uma substância chamada cartilagem de amortecimento cartilagem que age como um amortecedor e permite que os ossos deslizem suavemente uns contra os outros. Com o avanço da idade, lesões ou infecções, a cartilagem pode começar a deteriorar-se,.deixando os ossos desprotegidos. Os ossos começam a bater uns nos outros sempre que você se move. Pequenos buracos e fraturas começam a aparecer na superfície do osso, e crescimentos ósseos chamados osteófitos podem começar a aparecer. Por vezes, pequenos fragmentos de osso ou de cartilagem rompem e interferem com o movimento da articulação, fazendo com que surja inchaço e dor.

Eventualmente, os ossos, ligamentos, vasos sanguíneos, nervos subjacentes e até mesmo os músculos ficam irritados e inflamados. deste modo, você pode sentir dor na articulação, inchaço e rigidez. À medida que avança, as articulações podem ficar danificadas e deformadas.