Informação sobre artrite, causas, sintomas e tratamento da artrite, identificando o diagnóstico da artrite reumatóide, degenerativa, psoriásica,  gotosa, piogênica e outras, com dicas para que os pacientes possa usufruir de uma melhor qualidade de vida.


terça-feira, 22 de dezembro de 2015

Artrite

Artrite é um termo utilizado para descrever vários problemas dolorosos que afectam os ossos e as articulações. Existem mais de 200 tipos de artrite. Os dois principais tipos de artrite são a osteoartrite e a artrite reumatóide. Outros tipos incluem a gota, lúpus e a síndrome de Reiter. Embora a artrite esteja normalmente associada a pessoas mais velhas, também pode afectar os mais jovens. Cerca de 1 em cada 1000 crianças desenvolve uma forma de artrite. A osteoartrite, ou artrose, é a forma mais comum de artrite. A cartilagem (o tecido conjuntivo elástico entre os ossos) começa a desgastar, o que pode levar a que os ossos das articulações raspem um no outro. A osteoartrite afecta normalmente as mãos, a coluna, os joelhos e a anca. A artrite reumatóide é um tipo de artrite mais severa mas menos comum. O sistema imunitário ataca e destrói a articulação, desfazendo o osso e a cartilagem. Isto causa dor e inchaço, e pode dificultar os movimentos.
A artrite apresenta diferentes fatores desencadeantes (causas).
Dependendo de sua forma de manifestação, ela poderá ser classificada como Artrite Degenerativa, Artrite Gotosa, Artrite Piogênica Aguda, Artrite Psoriásica ou Artrite Reumatóide.


Os sinais e sintomas da artrite

Assim como as causas de diferentes tipos de artrite podem variar amplamente, o padrão e a localização dos sintomas de artrite pode também variar dependendo do tipo.

Os sintomas da artrite podem desenvolver-se gradualmente ou de repente, mas como a artrite é mais frequentemente uma doença cronica, os sintomas podem aparecer e desaparecer, ou persistir ao longo do tempo.

Existem quatro principais sinais de alerta de artrite que devem ser levados a uma discussão com um prestador de cuidados de saúde. Esses sinais incluem:
- Dor. Dor da artrite pode ser constante, ou pode aparecer e desaparecer. A dor pode ser isolada, sentindo-a apenas num local do corpo ou podem sentir-se dores em muitas partes do corpo.
- Inchaço. Alguns tipos de artrite tornam a pele sobre a articulação afetada ficando com uma cor vermelha, inchada, e uma sensação de quente ao toque.
Rigidez. Rigidez é um sintoma típico da artrite, e em algumas formas de artrite causam aumento da rigidez ao acordar de manhã, depois de se sentar numa mesa, ou depois de se sentar num carro por um longo tempo, e noutros casos podem a rigidez surge após o exercício, podendo caracterizar-se pela persistente rigidez.

Dificuldade em mover uma articulação. Mover uma articulação ou levantar-se de uma cadeira não deve ser difícil ou doloroso, pelo que se esta situação ocorrer pode indicar artrite ou outro problema comum.