Informação sobre artrite, causas, sintomas e tratamento da artrite, identificando o diagnóstico da artrite reumatóide, degenerativa, psoriásica,  gotosa, piogênica e outras, com dicas para que os pacientes possa usufruir de uma melhor qualidade de vida.


domingo, 3 de agosto de 2014

Conheça a artrite

Artrite significa, simplesmente, a inflamação das articulações. A palavra reumatismo é ainda mais geral, e é utilizada para descrever as dores nas articulações, ossos e músculos. Artrite não é um diagnóstico em si mesmo; é um termo geral que reconhece que algo está errado. Muitas vezes, leva tempo para um médico obter um diagnóstico preciso.
Existem mais de 200 tipos de doenças reumáticas ou condições (muitas vezes referidas como artrite ou doenças osteomusculares), que afetam cerca de 10 milhões de pessoas no Reino Unido. Algumas formas de artrite são raras, enquanto outras, como a osteoartrite, são muito mais comuns.
A artrite afeta pessoas de todas as idades, incluindo crianças. Artrite não é, portanto, apenas uma parte do processo de envelhecimento. No entanto, alguns tipos de artrite tendem a afetar as pessoas em determinados grupos etários, enquanto outros são mais comuns em mulheres do que homens.
Mais comumente, as pessoas com artrite experimentam dor e imobilidade. As causas da artrite são complexas, e muitas ainda são desconhecidas. Enquanto não há cura, não há muito que possa ser feito para controlar a doença e melhorar a sua qualidade de vida. 

Como trabalham as articulações
O que se passa de errado com as articulações varia de um tipo de artrite para outro. A articulação é onde dois ossos se encontram, que permite que se movam em certas direções. Os dois ossos são mantidos juntos por ligamentos. 
Os ligamentos são como elásticos: que mantêm os ossos no lugar, enquanto os músculos alongam e encurtam para fazer o movimento articular.
Uma camada de tecido mole (cartilagem), cobrindo a superfície do osso, evita a fricção dos ossos diretamente um contra a outro, ajudando a articulação a funcionar sem problemas.
A articulação encontra-se rodeada por uma cápsula, e o espaço no interior da articulação (cavidade articular) contém o líquido sinovial. Este fluido, que fornece nutrientes para a cartilagem articular, é produzido pela membrana sinovial que reveste a cavidade articular.