Informação sobre artrite, causas, sintomas e tratamento da artrite, identificando o diagnóstico da artrite reumatóide, degenerativa, psoriásica,  gotosa, piogênica e outras, com dicas para que os pacientes possa usufruir de uma melhor qualidade de vida.


domingo, 16 de setembro de 2012

Tratamento de artrite degenerativa

Se a artrite degenerativa for ligeira ou moderada, poderá não necessitar de tratamento. No entanto, existem vários medicamentos, tratamentos e dispositivos que podem facilitar a vida das pessoas com artrite degenerativa. Muitas pessoas tomam analgésicos para a artrite degenerativa. Se o paracetamol e géis analgésicos não conseguirem controlar a sua dor, o médico de família poderá receitar analgésicos mais fortes, como o co-codamol ou o co-didramol. Também poderá levar injecções intra-articulares, com as quais se injecta o medicamento que reduz o inchaço e a dor na articulação. O seu médico de família também poderá receitar compressas especiais frias ou quentes para as articulações. A estimulação eléctrica nervosa transcutânea é um tipo de fisioterapia para a artrite degenerativa que alivia a dor e os sintomas. Funciona entorpecendo as pontas dos nervos da espinal medula que controlam a dor, para que deixe de a sentir. Se tiver dificuldade em movimentar-se para efectuar as tarefas diárias, existem muitos dispositivos que podem ajudar, como calçado ou solas especiais, auxiliares de marcha e adaptadores para torneiras. 
A cirurgia para a artrite degenerativa é necessária em poucos casos. Poderá ter de o fazer no caso de os outros tratamentos não serem eficazes, ou se uma das articulações estiver bastante danificada. Existem vários tipos de cirurgia para a artrite degenerativa. Poderá ser operado para alisar as superfícies das articulações, ou para restaurar a cartilagem (artroscopia), ou ainda para substituir toda a articulação (artroplastia) ou executar uma fusão óssea (artródese). A artroplastia é efectuada mais frequentemente para substituir a anca e o joelho. O cirurgião retira a articulação afectada e substitui-a por uma artificial, feita de plásticos especiais e metal (próteses). Se não puder fazer uma artroplastia, o cirurgião poderá sugerir uma artródese, que fusa o osso numa posição permanente. Isto significa que a articulação ficará mais forte e muito menos dolorosa, embora não a possa mais mexer.